sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Tendência: Caveirinhas.


Post dedicado ao dia de finados, aqui no Brasil, e Día de Muertos no México.

Primeiro, pelos motivos de sorrir. Por que investir nas caveirinhas? Essa moda das caveiras foi inspirada no ritual mexicano de enfeitar crânios no dia 2 de novembro, que simboliza celebrar seus antepassados. Diferentemente da concepção de morte de uma parcela das culturas, os mexicanos preferem celebrar a vida daqueles que foram importantes com comidas e música, ao invés de ficar lamentando sua perda. Assim, a caveira não significa a morte, mas sim a vida. Festejar também para lembrar que as diferenças sociais não existem perante a morte. 

Acho super válido toda eficácia simbólica, e se for pra tornar as pessoas um pouquinho mais feliz, mais ainda! Nesse sentido as caveirinhas tomam espaço na decoração, tatuagens, acessórios.


O que primeiro parecia assustador agora não se torna perfeitamente "fofo"? Sou suspeita pra falar (queria pra mim essa almofada!), mas tudo o que simboliza enfeitar caveiras agora me remete à lembranças boas. E acho que é isso que devemos pra construção da nossa história: recordações que valham a pena!

Na Lojinha Bricolage também tem caveirinhas (<3!), vejam só:



Tá ai... o dia de finados tem sempre essa conotação de dia cinza, com cheiro de flores em decomposição. Hoje, depois desse exemplo dos mexicanos, pode se tornar algo em que "fez a vida valer ser vivida". Pessoas boas que nos deixam cedo, a saudade aperta, o coração dói muito, mas vamos tentar, hoje, ficar com o que há de bom, com cada momento que vivemos, aprendemos e as amamos.

Assim tentarei... mas se mesmo assim uma lágrima insistir em correr pelo rosto, não se culpe: você é humano.

Fiquem em Paz!

Um cheiro!


Nenhum comentário:

Postar um comentário